Coca-Cola, Skol, Omo e Visa têm destaque na Pesquisa ABA/Top Brands
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) divulga os resultados da quarta edição da Pesquisa ABA/Top Brands Força e prestígio de marcas, realizada em agosto, em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas.
Para que possa ser realizada uma análise mais profunda dos resultados, o levantamento vai além da simples menção das marcas como top of mind, abordando simultaneamente graus de confiança, satisfação e intenção de compra, bem como penetração em classes sociais, faixas etárias e regiões. Na categoria Cerveja, por exemplo, embora Skol desponte como a marca mais mencionada por 38% dos entrevistados, foram detectadas forças regionais, como Brahma em São Paulo, Antarctica em Recife e Polar em Porto Alegre. Também é mensurado o maior índice de adesão à marca: Bohemia atingi 94% de boa acolhida entre os consumidores do produto.
No caso da Refrigerantes, a Coca-Cola continua soberana e aumentando seus percentuais: 70% de Top of Mind, índice mais de quatro vezes maior que o Guaraná Antarctica, segundo colocado com 16% em 2007. O destaque negativo ficou com a Pepsi, atualmente apenas a quarta marca na categoria, com 3%, e ameaçada pela nacional Dolly.
Com a volta da categoria Sabão em Pó, Omo continua se sobressaindo como a grande líder (88% de lembrança, contra apenas 2% de Ace, na segunda posição).
Entre os demais destaques, figuram Volkswagen, na categoria Automóvel; Philips, em Televisores; Visa, em Cartões de Crédito; e Petrobras, em Postos de Combustível.
A pesquisa foi realizada por telefone, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, totalizando 1420 entrevistados, divididos por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 17 categorias de produtos e serviços, sendo elas: Aparelhos de Celular, Automóvel (por fabricante e marca), Bancos, Cartões de Crédito, Cerveja, Televisores, Jornal, Sabão em Pó, Operadora de Telefonia Fixa, Operadora de Telefonia Móvel, Planos de Saúde, Postos de Combustível, Refrigerantes, Revistas, Provedor de Internet e Supermercados.
A divulgação dos resultados acontece durante o Fórum Internacional ABA Branding 2007, realizado nesta terça-feira, 11 de setembro, e amanhã, 12 de setembro, no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores em Top of Mind e em Índice de Adesão das Marcas, de acordo com suas categorias.
Top of Mind
Nenhum comentário:
Postar um comentário