quarta-feira, 12 de setembro de 2007

PESQUISA ABA/TOP OF BRANDS

Fonte: Portal da Propaganda - Marketing
11/09/2007 19:11

Coca-Cola, Skol, Omo e Visa têm destaque na Pesquisa ABA/Top Brands

Karan Novas

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) divulga os resultados da quarta edição da Pesquisa ABA/Top Brands Força e prestígio de marcas, realizada em agosto, em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas.
Para que possa ser realizada uma análise mais profunda dos resultados, o levantamento vai além da simples menção das marcas como top of mind, abordando simultaneamente graus de confiança, satisfação e intenção de compra, bem como penetração em classes sociais, faixas etárias e regiões. Na categoria Cerveja, por exemplo, embora Skol desponte como a marca mais mencionada por 38% dos entrevistados, foram detectadas forças regionais, como Brahma em São Paulo, Antarctica em Recife e Polar em Porto Alegre. Também é mensurado o maior índice de adesão à marca: Bohemia atingi 94% de boa acolhida entre os consumidores do produto.
No caso da Refrigerantes, a Coca-Cola continua soberana e aumentando seus percentuais: 70% de Top of Mind, índice mais de quatro vezes maior que o Guaraná Antarctica, segundo colocado com 16% em 2007. O destaque negativo ficou com a Pepsi, atualmente apenas a quarta marca na categoria, com 3%, e ameaçada pela nacional Dolly.
Com a volta da categoria Sabão em Pó, Omo continua se sobressaindo como a grande líder (88% de lembrança, contra apenas 2% de Ace, na segunda posição).
Entre os demais destaques, figuram Volkswagen, na categoria Automóvel; Philips, em Televisores; Visa, em Cartões de Crédito; e Petrobras, em Postos de Combustível.
A pesquisa foi realizada por telefone, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, totalizando 1420 entrevistados, divididos por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 17 categorias de produtos e serviços, sendo elas: Aparelhos de Celular, Automóvel (por fabricante e marca), Bancos, Cartões de Crédito, Cerveja, Televisores, Jornal, Sabão em Pó, Operadora de Telefonia Fixa, Operadora de Telefonia Móvel, Planos de Saúde, Postos de Combustível, Refrigerantes, Revistas, Provedor de Internet e Supermercados.
A divulgação dos resultados acontece durante o Fórum Internacional ABA Branding 2007, realizado nesta terça-feira, 11 de setembro, e amanhã, 12 de setembro, no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores em Top of Mind e em Índice de Adesão das Marcas, de acordo com suas categorias.

Top of Mind

domingo, 9 de setembro de 2007

1ª. MBD/Merchan - News.

O objetivo em oferecer uma marca por um valor destes é muito simples: divulgar meu trabalho. O valor está bem 'realista', levando em conta alguns que se propõem a oferecer o mesmo serviço, por valores considerados pelos profissionais da área e o mercado, indecentes!



Há duas possibilidades para o desenho de uma marca. Na primeira, nenhuma referência à qualquer marca pré-existente, tratando-se assim de um marca completamente 'original', em sua essência; na segunda (possibilidade), há uma 'marca' ou alguma refência iconográfica pré-existente, para a qual se pode olhar e fazer-se alguma observação, positiva ou não, do que se quer associar a esta 'marca' ou representação visual.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Lovermarks: O futuro além das marcas

Fonte: Portal HSM On-line
08/08/2007

Kevin Roberts*

Essa é uma época de grandes mudanças. Você já está sentindo. Os consumidores estão mudando. O ritmo deles está mais rápido, suas demandas mais barulhentas, seus batimentos cardíacos mais fortes. Eles estão mais seletivos e mais sensíveis às marcas. O consumidor de hoje quer mais –mais do que preço, mais do que benefícios, atributos, função e performance. Mais do que marcas.
Na Saatchi & Saatchi, nós fizemos a pergunta: o que virá depois das marcas? Nossa resposta foi: lovemarks, ou seja, marcas adoradas pelos consumidores.
Quando eu sugeri, pela primeira vez, que o amor era o único jeito de transformar os negócios, os CEOs na sala de reuniões não me deram ouvidos. Mas eu sabia que o amor era a única maneira de atingir a temperatura emocional e de criar as novas formas de relacionamento que as marcas precisavam. Seres humanos são movidos pela emoção e não pela razão. E a emoção mais poderosa é o amor.
Lovemarks são marcas super envolventes que constroem relacionamentos com os consumidores através de maneiras surpreendentes, como o mistério, a sensualidade e a intimidade. Mistério para atrair os consumidores com ótimas histórias, ícones poderosos e a combinação de passado, presente e futuro. Sensualidade para criar conexões físicas com os consumidores através dos sentidos. Intimidade para gerar empatia, compromisso e paixão. Esses são os fundamentos dos relacionamentos de longa duração e colocam os consumidores no lugar onde devem estar: no coração emocional das marcas.
As pessoas não estão mais interessadas em serem catequizadas sobre benefícios funcionais e características. Elas estão buscando conexões em suas vidas e isso é o que elas esperam das marcas com as quais se importam.
A não ser que as pessoas realmente amem o que você produz, elas não voltarão para comprar mais; simplesmente, há muita oferta. Ter um ótimo produto que funciona sempre e um desempenho excepcional se tornou lugar comum. Agora é essencial ter algo mais além da performance para que uma marca tenha sucesso no futuro. Eu diria que obter a diferenciação através de conexões emocionais duradouras é o maior desafio com que as empresas e organizações têm que lidar.
Dois terços dos consumidores se sentem constantemente bombardeados. Nós não podemos mais incomodar as pessoas. Não podemos agarrá-las e implorar por sua atenção. Temos que aprender como engajá-las, como atraí-las, para encantá-las com mistério, sensualidade e intimidade, com as chamadas lovemarks.
Kevin Roberts está sediado em Nova York e é o CEO da Ideas Company Saatchi & Saatchi, pertencente ao Publicis Groupe, o maior grupo de comunicações do mundo. Antes de se juntar à Saatchi & Saatchi em 1997, Kevin ocupou globalmente cargos de liderança em marcas de primeira linha, incluindo Gillette, Pepsi, e Procter & Gamble. Sob o comando de Kevin a Saatchi & Saatchi cresceu ano após ano e obteve um recorde de premiações criativas. A sua base de clientes inclui: Procter & Gamble, Toyota, Lexus, General Mills, Visa International, Ameriprise, JC Penney, Wendy's e Novartis.

sábado, 1 de setembro de 2007

Marca MBD/Merchandising


Nova marca - MB Design e Merchandising
Design - atividade multidisciplinar, dinâmica e que interage com outras áreas, na busca de soluções bi e tridimensionais em atendimento às necessidades humanas e o meio em que ele vive. Não é o início nem o fim do processo, mas uma 'ferramenta', para se chegar à solução mais adequada.


antiga marca